Escola de Teologia

A Escola de Teologia do Instituto Batista  é uma escola teológica cuja missão é “preparar cristãos, líderes e obreiros para uma vida cristã abundante, autêntica e ministerialmente frutífera, através do conhecimento da Bíblia Sagrada”.

Queremos apresentar um curso livre de teologia motivador e atrativo ao aluno, em parceria com a ESUTES ( Escola de Teologia do Espírito Santo ), usando seu material didático de excelência, e de fácil entendimento didático, faz do Instituto Batista  uma escola de teologia acessível a qualquer pessoa que queira conhecer melhor a Bíblia e a pessoa de Deus.

Nossa missão inclui não apenas vender cursos teológicos ou oferecer o curso de teologia , mas causar o impacto positivo que somente a Bíblia é capaz de causar nas pessoas e nações. Em nossa missão como escola de teologia há uma tríplice divisão que devemos destacar, e é o que queremos para nossos alunos: uma vida cristã abundante, vida cristã autêntica e vida cristã ministerialmente frutífera.

Uma vida cristã abundante só pode ser vivida a partir da busca da vontade de Deus para o cristão, vontade que está registrada nas letras da Bíblia Sagrada. A proposta é que o curso de teologia  implantado na igreja local , traga luz ao aluno sobre a vontade de Deus em todas as áreas de sua vida. Nosso desejo é motivar o aluno a buscar “qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”, através do conhecimento da Palavra de Deus.

Vida cristã autêntica só pode ser conquistada se conhecemos o manual de todo cristão, a Bíblia, pois é ela quem me diz qual é a verdadeira espiritualidade a ser buscada, como devo caminhar como cristão, como devo me portar como cidadão do céu sendo cidadão da terra, como devo amar ao meu próximo e me relacionar em todas as esferas de minha vida e qual é minha missão como cristão nessa terra.

Vida cristã ministerialmente frutífera se alcança com o conhecimento da palavra de Deus, que é o preparo para lidar com vidas preciosas as quais somos chamados a liderar. Liderança cristã de fato, só pode ser exercida com preparo bíblico e teológico, sempre lembrando-nos que conhecimento sem a busca pela graça divina, torna-se mero formalismo, e que a busca pela graça divina, sem conhecimento bíblico, torna-se fanatismo. E é por esse motivo que o apóstolo Pedro em sua segunda carta, no capítulo 3, verso 18, exorta: “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém”.